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Arquitetos: Amruta Daulatabadkar Architects adaa
- Área: 1020 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Phxindia
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Fabricantes: Anchor by Panasonic, Johnson Aceros, Star Eagle, cera
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio do projeto era criar um ambiente interativo e ao mesmo tempo introvertido em um bairro residencial caótico. O fator chave no processo de projeto foi melhorar a interação dos alunos dentro dos espaços internos que se infiltram e interagem com a paisagem ao seu redor.
Dentro do terreno fomos abençoados com as árvores existentes, quatro árvores Ashoka na fachada sul, palmeira rabo-de-peixe no lado noroeste (que é mantida dentro do edifício conforme o projeto) e a amendoeira na extremidade noroeste. O cliente queria projetar um albergue para meninos com máximo aproveitamento do terreno, incluindo um espaço comercial, utilizando materiais acessíveis para torná-lo econômico.
O planejamento foi simplificado criando quartos e hall com vista para o pátio e uma escada conectando o lobby no eixo x, juntamente com o terraço aberto e o pátio no eixo y.
- Térreo: Entrada, escritório, sala do vigia, academia proposta, loja e sala do diretor.
Primeiro Andar: Pátio, quartos
Segundo Andar: Quartos
Terceiro Andar: Quartos, terraço semi-coberto e terraço aberto
Ao esculpir pequenos recortes na lajes, desde o primeiro andar até o terraço, cria-se a identidade do projeto. O jogo de paredes em pisos semelhantes gera layouts únicos de quartos e fornece várias profundidades para todas as fachadas laterais. As aberturas dos quartos é planejada de acordo com as árvores existentes que atuam como uma janela panorâmica ou tela visual nos quartos. As jharokas têm vista para o pátio e atuam como uma grande fonte de conectividade dentro do volume. Cada quarto possui uma varanda com vista para a rua, bem como algumas varandas que fornecem conexão visual e vocal aos usuários.
O pátio traz luz e ventilação, criando uma ligação entre o interior e o exterior. É o coração do albergue que envolve as atividades ao seu redor. A entrada, as jharokas e o saguão se estendem até o pátio, criando uma área de estar comum e interativa no centro. Ela é coberta com um telhado pivotante permitindo a entrada de uma grande quantidade de luz e ventilação no local. É envolvida por um muxarabi de tijolos de três andares na fachada externa sul, servindo como fonte de ar, iluminação e conforto térmico.
O hall: com apenas 2,5 metros de largura, também funciona como uma passagem em todos os andares. Conforme mostrado na planta, a entrada de todos os quartos não se abre para o hall, mas para um espaço intermediário, criando locais de estar embutidos junto com floreiras na frente do hall. Ele possui diferentes pinturas ilustrativas finalizadas com cores acrílicas inspiradas nos elementos do próprio edifício para agregar aos interiores um elemento surpresa para os usuários.
O espaço ao ar livre anexado aos quartos foi esculpido em torno da árvore existente, criando a varanda e os assentos embutidos. As árvores margeiam o edifício, mantendo uma aparência primitiva em comparação com o bairro.
Cada quarto tem um layout diferente. As instalações elétricas são personalizadas e convertidas em peças que atuam como estantes de livros para mesas de estudo com acabamento em pedra Kadappa. O jogo de cores nos guarda-roupas dos quartos rompe a monotonia dos materiais e confere singularidade.
O projeto captura os olhares com sua fachada de tijolos de barro disponíveis localmente, cujo design em sua essência é a fruição do material local para gerar um efeito rústico. Usando materiais simples e disponíveis localmente como tijolos de barro, madeira Deodar, telhas vitrificadas, pedra kadappa, caixilhos das portas e janelas em alumínio, cria-se a composição externa que continua no seu interior. Uso de materiais básicos para envolver o edifício com a ajuda da equipe local, planejamento de atividades e ambientes ao redor da árvore existente; o mínimo de paredes rebocadas, tijolo jaali e as aberturas posicionadas de acordo com as árvores circundantes são diretrizes que ajudam a conectar os espaços internos e externos. As paredes são tratadas com uma única camada de massa e pigmento cinza e foram polidas e finalizadas com uma camada transparente para obter o efeito de concreto, tornando-as mais econômicas.